Prata de verdade escurece?
Prata de verdade escurece?
O que causa o escurecimento da prata e como evitar?
Você sabe por que a prata escurece com o uso? Por que em algumas pessoas a prata escurece e em outras não?
A prata é um metal muito bonito e brilhante que dá uma sensação de clareza, pureza e requinte. Mas qualquer objeto de prata precisa de certa atenção especial nos cuidados e de uma limpadinha periódica para manter toda sua vitalidade e brilho
A Prata é um metal precioso?
São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos.
A Prata apresenta cor característica branco-prata e um brilho metálico muito intenso, é muito utilizado na fabricação de joias como anéis, alianças, brincos, correntes etc.
Qual a diferença de Prata 1000, prata 950 e prata 925?
A prata 925 apresenta 92,5 % de prata e 7,5 % de cobre, a prata 950 possui uma quantidade menor de cobre a liga dela é de 95% de prata e 5% de cobre, a Prata 1000 é a forma pura do metal, por ser muito maleável, raramente é utilizado para fabricação de joias.
No Brasil é considerada como prata de lei quando é comercializada como prata 950 e prata 925.
A prata 925 é muito utilizada na produção de brincos, correntes e pulseiras pois apresentam uma maior rigidez, que é mais indicado para esses produtos.
Os anéis e alianças produzidos pela Sublime Alianças são feitos com prata 950, pois possuem a quantidade de liga ideal, para que as peças fiquem resistentes e com muito brilho.
Por que a prata escurece?
Como já falamos, a prata é bastante usada para a fabricação de joias. Além disso, preço baixo e uma beleza exuberante que pode ser combinada com vários tipos de acabamentos e até pedras naturais e sintéticas. Entretanto, existe um problema que aflige quem utiliza essas peças, que é o escurecimento e a oxidação. Mas, afinal, por que prata escure?
O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor.
O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
O enxofre se encontra presente na atmosfera. Por exemplo, em gases gerados pela queima de combustíveis de veículos e produtos de beleza que possuem esse elemento em sua composição.
O suor pode influenciar no escurecimento. O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor. O consumo em excesso de alguns alimentos pode elevar o nível de ácido úrico no organismo, fazendo com que as peças de prata escureçam mais rapidamente.
Como evitar o escurecimento da prata?
- Evite utilizar as joias de prata ao manejar produtos químicos
Ao realizar tarefas domésticas, como limpar a casa, lavar roupas ou utensílios, é essencial que você retire a sua joia. Pois, o contato das joias com os produtos químicos danifica a prata.
Além disso, quando for realizar procedimentos estéticos feitos em casa ou em salões de beleza retire ou proteja com luvas as suas joias. Ao aplicar cremes, perfumes, protetor solar ou qualquer outro produto, espere secar totalmente a pele antes de colocar.
- Evitar entrar em mar ou piscina utilizando os acessórios
A água do mar, e o cloro presente na piscina, colaboram para que as pratas escureçam. Por isso, ao entrar em piscinas ou no mar, procure retirar suas joias e guardá-las em um local seguro e seco. Assim, irá evitar que algumas de suas características originais sejam alteradas, ou que sejam corroídas e se tornem opacas.
- Guardar separadamente em um local seguro.
Mantenha em locais limpos e secos, longe de qualquer umidade ou exposição solar. Antes de guardar limpe com flanela seca e coloque-as separadas para evitar o atrito e arranhões nas peças.
A prata escureceu o que fazer?
O sulfato de prata é uma camada fina que cobre a prata após reagir com algum produto quimico, que pode ser removida com facilidade. Existem produtos específicos para a limpeza da prata que estão à venda em mercados ou lojas especializadas. Mas há também métodos caseiros que devolvem o brilho a sua joia. Todas essas dicas foram testadas e são muito simples de fazer.
Mas atenção!! Seja qual for o método escolhido fique atento aos detalhes, como tempo de ação e forma de manusear, para evitar o efeito oposto e danificar a sua peça.
Muitas lojas também oferecem serviços de manutenção especializada, para recuperar o brilho das suas joias.
- Monzi
O Monzi é um líquido indicado para remover a oxidação da joia em prata, que pode ser adquirido em lojas especializadas ou online.
Passo a passo:
• Limpe a sujeira da peça, lavando-a com detergente neutro ou de coco e uma escova de dentes macia, enxaguando-a bem;
• deposite a peça em um recipiente de plástico e derrame o Monzi até cobri-la;
• Mexa o recipiente por aproximadamente 10 segundos;
• Devolva o Monzi para o seu recipiente de origem, pois ele é reutilizável;
• Lave novamente a peça com detergente e uma escova de dentes e enxágue-a;
• Seque a peça;
2. Pasta de dente branca com flúor.
A pasta de dente é um dos macetes mais antigos que, apesar de estranho, funciona mesmo.
Passo a passo:
Use sempre uma esponja ou escovinha bem macia. Se não tiver, prefira usar um pano mesmo, para evitar arranhões nas peças. Esfregue gentilmente as peças de prata com a pasta de dentes. Depois lave-as com água e sabão para retirar qualquer resquício e deixe secar. Você também pode usar uma flanela ou pano macio para polir e deixar a prata ainda mais brilhante
3. Bicarbonato de sódio.
O bicarbonato é a ferramenta perfeita para limpeza de objetos de prata.
Passo a passo:
Para peças pequenas como brincos, cordões, presilhas, broches etc, misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em pó em uma panela com meio litro de água, mergulhe as peças e leve ao fogão. Deixe ferver, desligue o fogo e mantenha as peças mergulhadas na solução por alguns minutos. Elas saem clarinhas sem nenhum esforço. Para um efeito mais brilhante, dê uma polida nas peças com flanela ou pano bem macio. Atenção: não deixe as peças na solução por mais do que alguns minutos. Se passar tempo demais, a prata pode ser corroída e perder seu brilho natural. Seguindo essas instruções vai sair tudo perfeito!
4. Papel alumínio.
Essa dica é principalmente para as peças de prata com mais detalhes e fendas mais difíceis de acessar com esponjas ou panos.
Passo a passo:
Coloque as peças em um recipiente com água fervente e adicione pedaços de papel alumínio. Deixe ferver por cerca de vinte minutos ou quando a prata clarear. Aguarde alguns minutos até que as peças estejam claras, retire, lave com água corrente e seque bem, polindo com um pano macio se desejar mais brilho.